segunda-feira, 14 de abril de 2014

PROJETO SOBRE VALORES

PROJETO SOU EDUCADO E DOU VALOR!

Justificativa
Um ditado popular diz que educação e boas maneiras vêm de berço. De fato, é tarefa da família transmitir valores para suas crianças que serão essenciais para o seu convívio na sociedade, mas também é papel da escola caminhar no mesmo sentido para reforçar o aprendizado e o uso de princípios éticos e morais. As crianças precisam aprender desde cedo a respeitar os direitos dos outros e a cumprir seus deveres, por isso consideramos que a melhor maneira é através do exemplo. De acordo com a psicóloga da USP Paula Pessoa “o principal para ensinar as crianças é dar o modelo para que ela entenda como se comunicar de forma adequada.”

Objetivo Geral:
Desenvolver nas crianças o hábito de respeitar todos que convivem com elas.

Objetivos Específicos:
·         Incentivar o uso das palavras mágicas: por favor, com licença, desculpe, obrigado, bom dia e boa tarde;
·         Organizar a escola para dar o exemplo aos alunos sobre boas condutas;
·         Incentivar as famílias a observar e a trabalhar as boas condutas e maneiras das crianças em casa e a valorizá-las.
·         Incentivar a partilha e a divisão entre as crianças;
·         Perceber que as pequenas atitudes agradam a todos e que é muito bom dividir;
·         Resolver conflitos sem brigar.

Duração: O ano todo

Metodologia

EU COM MEUS AMIGOS DE SALA
Atividades

·         Rodas de conversa onde poderão ser debatidas as perguntas:
Qual a importância de um amigo?
O que é o medo?
Que coisas nos fazem felizes?
O que nos deixa com raiva?

·         Roda de conversa sobre carinho, expressão de sentimentos, cuidado e respeito com os amigos;
Confecção de mãozinhas para simbolizar seu uso para fazer carinho e não bater nos colegas.
                                                            
·         Teatro (Professoras como personagens);
Será realizada uma dramatização do dia a dia na sala de aula mostrando conflitos ocorridos entre as crianças e a solução dos problemas através do respeito e amizade.

·         Vídeos que mostrem a importância da amizade;

·         Contação de histórias que tratam dos temas amizade, solidariedade, respeito, generosidade, afeto.

·         Mural  presentes para meus amigos;
As crianças irão procurar em revistas figuras de presentes que querem oferecer aos amigos da sala.

·         Mural com recortes de revistas com o tema: “Ser amigo é...”
Após conversa, as crianças irão procurar em revistas figuras que mostrem pra cada um o que é ser amigo em seguida será confeccionado um mural.
       
·         Confeccionar juntamente com as crianças “carinhas” FELIZ, TRISTE E RAIVA;
Todos os dias durante a acolhida as crianças irão mostrar como estão se sentindo através da carinha e vão relatar o motivo de tal sentimento.

·         Dia da Partilha
As partilhas ocorrerão a cada quinzena ou a critério da professora, de forma que todas as crianças realizem a partilha ao longo do ano. As crianças podem, por exemplo, trazer alimentos para que no momento do lanche compartilhem com os amigos. Podem trazer um brinquedo, ou jogo, algo que seja seu e ele possa compartilhar. As partilhas podem ser registradas por meio de fotos e colocadas na página do facebook da escola ou colocadas no mural ou poderá ser feito um filme para mostrar para as crianças ao final do ano na culminância do projeto.

·         Conversa das palavrinhas mágicas
Explique para a criança as regrinhas da brincadeira: a professora fica surda quando você não fala as palavrinhas mágicas. Durante as conversas da rodinha, reforce os momentos em que a criança deveria usar alguma das palavras de cortesia e não as usou, pedindo que ela repita a frase porque você não ouviu direito o que ela dizia, fazendo com que a criança perceba que faltou alguma coisa importante. Assim elas vão percebendo que cada palavrinha deve ser empregadas e a use de forma natural.

A professora fará plaquinhas com as palavras e a atividade paralisa para a criança falar a palavra correta e é parabenizada quando acerta.

Uma outra maneira é a professora trazer diversos desenhos representando algumas situações e as crianças devem levantar a placa que mais se adequa à situação. Exemplo: Alguém dá um presente (obrigado). A criança quer passar num lugar cheio (com licença) etc.

·         Dinâmicas de grupo;

1)      Dinâmica POR FAVOR: Faz uma roda, escolhe uma criança para ficar do lado de fora da roda, ela tem que tentar entrar na roda. Antes da brincadeira começar você pede para que a criança saia da sala e conversa com a turma para que ninguém deixe a outra criança entrar, só se ela falar a palavra mágica "Por favor". Chama a criança e começa a brincadeira, a criança escolhida normalmente vai empurrar, tentar passar por baixo da perna, mas não vai conseguir.

2)      Jogo das expressões:
Levar a criança a reconhecer os sentimentos e dar nome a eles.

É bem prático: ao recordar fatos, ela toma consciência das causas e consequências do que sente.
Esse é um jogo da memória. Faça com a turma cartas (que formam pares) com desenhos de expressões faciais — triste, alegre, bravo.
A cada par formado, a criança lembra de um momento em que se sentiu como no desenho. Depois de unir todos os pares, cada aluno procura a expressão que melhor representa como ele se sente no momento.




 EU COM AS PESSOAS DA ESCOLA

·         Roda de conversa sobre as regras da sala de aula e as regras da escola
O grupo de professoras organizará uma dramatização falando sobre as regras da escola com situações do cotidiano para apresentar para toda a escola. Data a combinar.

Nesse dia será inaugurado o mural dos combinados da escola.


·         Roda de conversa sobre respeito ao trabalho dos outros

Cada professora escolherá um funcionário da escola para ser entrevistado e junto com a turma escolherá perguntas para serem feitas.

Convidar um funcionário da escola para uma entrevista onde as crianças farão perguntas e a professora registrará as respostas.

REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS

www.google.com.br
www.atividadespedagógicas.blogspot.com
www.novaescola.com.br

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ - SEDUC. Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Fortaleza, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 5. Brasília, DF: Câmara de Educação Básica, 2009.



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