PROJETO SOU EDUCADO E DOU VALOR!
Justificativa
Um ditado popular diz que educação e boas maneiras
vêm de berço. De fato, é tarefa da família transmitir valores para suas
crianças que serão essenciais para o seu convívio na sociedade, mas também é
papel da escola caminhar no mesmo sentido para reforçar o aprendizado e o uso
de princípios éticos e morais. As crianças precisam aprender desde cedo a
respeitar os direitos dos outros e a cumprir seus deveres, por isso consideramos que a melhor maneira é
através do exemplo. De acordo com a psicóloga da USP Paula Pessoa “o principal
para ensinar as crianças é dar o modelo para que ela entenda como se comunicar
de forma adequada.”
Objetivo Geral:
Desenvolver
nas crianças o hábito de respeitar todos que convivem com elas.
Objetivos Específicos:
·
Incentivar o uso das palavras mágicas: por favor,
com licença, desculpe, obrigado, bom dia e boa tarde;
·
Organizar a escola para dar o exemplo aos alunos
sobre boas condutas;
·
Incentivar as famílias a observar e a trabalhar as
boas condutas e maneiras das crianças em casa e a valorizá-las.
·
Incentivar a partilha e a divisão entre as
crianças;
·
Perceber que as pequenas atitudes agradam a todos e
que é muito bom dividir;
·
Resolver
conflitos sem brigar.
Duração: O ano todo
Metodologia
EU COM MEUS AMIGOS DE SALA
Atividades
·
Rodas de conversa onde poderão
ser debatidas as perguntas:
Qual
a importância de um amigo?
O
que é o medo?
Que
coisas nos fazem felizes?
O
que nos deixa com raiva?
·
Roda de conversa sobre carinho,
expressão de sentimentos, cuidado e respeito com os amigos;
Confecção
de mãozinhas para simbolizar seu uso para fazer carinho e não bater nos
colegas.
·
Teatro (Professoras como
personagens);
Será
realizada uma dramatização do dia a dia na sala de aula mostrando conflitos
ocorridos entre as crianças e a solução dos problemas através do respeito e
amizade.
·
Vídeos que mostrem a importância
da amizade;
·
Contação de histórias que tratam
dos temas amizade, solidariedade, respeito, generosidade, afeto.
·
Mural presentes para meus amigos;
As crianças irão procurar em
revistas figuras de presentes que querem oferecer aos amigos da sala.
·
Mural com recortes de revistas
com o tema: “Ser amigo é...”
Após conversa, as crianças irão
procurar em revistas figuras que mostrem pra cada um o que é ser amigo em
seguida será confeccionado um mural.
·
Confeccionar juntamente com as crianças “carinhas” FELIZ, TRISTE E RAIVA;
Todos
os dias durante a acolhida as crianças irão mostrar como estão se sentindo através
da carinha e vão relatar o motivo de tal sentimento.
·
Dia da Partilha
As partilhas ocorrerão a cada
quinzena ou a critério da professora, de forma que todas as crianças realizem a
partilha ao longo do ano. As crianças podem, por exemplo, trazer alimentos para
que no momento do lanche compartilhem com os amigos. Podem trazer um brinquedo,
ou jogo, algo que seja seu e ele possa compartilhar. As partilhas podem ser
registradas por meio de fotos e colocadas na página do facebook da escola ou colocadas
no mural ou poderá ser feito um filme para mostrar para as crianças ao final do
ano na culminância do projeto.
·
Conversa das palavrinhas mágicas
Explique para a criança as
regrinhas da brincadeira: a professora fica surda quando você não fala as
palavrinhas mágicas. Durante as conversas da rodinha, reforce os momentos em
que a criança deveria usar alguma das palavras de cortesia e não as usou,
pedindo que ela repita a frase porque você não ouviu direito o que ela dizia,
fazendo com que a criança perceba que faltou alguma coisa importante. Assim
elas vão percebendo que cada palavrinha deve ser empregadas e a use de forma
natural.
A professora fará plaquinhas com
as palavras e a atividade paralisa para a criança falar a palavra correta e é
parabenizada quando acerta.
Uma outra maneira é a professora
trazer diversos desenhos representando algumas situações e as crianças devem
levantar a placa que mais se adequa à situação. Exemplo: Alguém dá um presente
(obrigado). A criança quer passar num lugar cheio (com licença) etc.
·
Dinâmicas de grupo;
1)
Dinâmica POR FAVOR: Faz uma roda, escolhe uma criança para
ficar do lado de fora da roda, ela tem que tentar entrar na roda. Antes da
brincadeira começar você pede para que a criança saia da sala e conversa com a
turma para que ninguém deixe a outra criança entrar, só se ela falar a palavra
mágica "Por favor". Chama a criança e começa a brincadeira, a criança
escolhida normalmente vai empurrar, tentar passar por baixo da perna, mas não
vai conseguir.
2)
Jogo das expressões:
Levar a criança a reconhecer os sentimentos e dar nome a eles.
É bem prático: ao recordar fatos, ela toma consciência das causas e consequências do que sente.
Esse é um jogo da memória. Faça com a turma cartas (que formam pares) com desenhos de expressões faciais — triste, alegre, bravo.
A cada par formado, a criança lembra de um momento em que se sentiu como no desenho. Depois de unir todos os pares, cada aluno procura a expressão que melhor representa como ele se sente no momento.
Levar a criança a reconhecer os sentimentos e dar nome a eles.
É bem prático: ao recordar fatos, ela toma consciência das causas e consequências do que sente.
Esse é um jogo da memória. Faça com a turma cartas (que formam pares) com desenhos de expressões faciais — triste, alegre, bravo.
A cada par formado, a criança lembra de um momento em que se sentiu como no desenho. Depois de unir todos os pares, cada aluno procura a expressão que melhor representa como ele se sente no momento.
·
Roda de conversa sobre as regras
da sala de aula e as regras da escola
O grupo de professoras organizará
uma dramatização falando sobre as regras da escola com situações do cotidiano
para apresentar para toda a escola. Data a combinar.
Nesse dia será inaugurado o mural
dos combinados da escola.
·
Roda de conversa sobre respeito
ao trabalho dos outros
Cada
professora escolherá um funcionário da escola para ser entrevistado e junto com
a turma escolherá perguntas para serem feitas.
Convidar um funcionário da escola
para uma entrevista onde as crianças farão perguntas e a professora registrará
as respostas.
REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS
www.google.com.br
www.atividadespedagógicas.blogspot.com
www.novaescola.com.br
SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ - SEDUC. Orientações
Curriculares para a Educação Infantil. Fortaleza, 2011.
BRASIL, Ministério
da Educação/Conselho Nacional de Educação. Resolução
nº 5. Brasília, DF: Câmara de Educação Básica, 2009.
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