PROJETO: MINHA ESCOLA É SHOW
Justificativa
O projeto Minha escola é show foi criado a partir
da orientação da SME com a finalidade de conscientizar alunos, pais,
funcionários, professoras e gestores da importância de cuidar dos espaços e das
pessoas da nossa escola. Através do nosso trabalho podemos contribuir com a
construção de um ambiente saudável e adequado para o desenvolvimento integral
das nossas crianças, onde todos cuidam dos espaços da escola mantendo-os limpos
e bem cuidados e respeitam as regras de convivência.
Objetivo Geral:
Conscientizar
toda comunidade escolar da importância de um
ambiente escolar limpo, saudável e onde todos se tratam com respeito.
Objetivos Específicos:
·
Conscientizar toda comunidade escolar da importância da
conservação, limpeza e manutenção do bem público.
·
Levar os alunos a valorização da escola;
·
Cuidar da estrutura física, dos materiais,
carteiras, bebedouros, banheiros pátios, aparelhos eletrônicos e outros da Unidade
Escolar;
·
Cuidar do ambiente escolar com amor;
·
Respeitar todas as pessoas que estudam e trabalham na
escola: alunos, professoras, funcionários e gestores;
·
Tratar todos com educação usando as palavrinhas mágicas: por favor, com
licença, desculpe, obrigado etc.
·
Sensibilizar
os alunos sobre a importância de ter atitudes de boas maneiras;
·
Estimular uma mudança de postura e hábitos
diante do meio ambiente escolar, evitando o desperdício de papel, lixo jogado
no chão, torneiras abertas nos bebedouros, lâmpadas e ventiladores ligados sem
necessidade, etc. Conscientizar e estimular a reutilização do lixo como garrafas
pet, papelão, etc. na confecção de jogos educativos para o Ensino Fundamental
I.
·
Resolver
conflitos sem brigar;
·
Melhorar
a disciplina em sala criando regras de boa convivência e dinâmicas para
perceberem algumas atitudes que geram a indisciplina.
Duração: 03 meses
Público Alvo: Toda a escola
Incisos contemplados: I, II, V,
VI, VIII, X
Metodologia - 1ª PARTE – CUIDANDO
DA ESCOLA
- Cada professor responsável por uma sala deverá desenvolver e trabalhar
o projeto de forma harmônica e conduzir para que seja fixada a importância da
limpeza conservação e manutenção do bem público.
- Cada
turma será responsável por conscientizar o restante da escola sobre a sua
tarefa no projeto e por elaborar cartazes, panfletos, música, teatro etc para
apresentar a cada quinzena.
Divisão das tarefas
1. Infantil IV A e B – Manhã
Uso
correto das lixeiras
Limpezas
das Salas de aula sua importância com amor e Conservação e Limpeza do Planeta
Terra.
2. Infantil V A – Manhã e tarde
Manutenção
da limpeza das Carteiras com amor.
3. Infantil V B –
Manhã/tarde e V D - tarde
Importância
dos “Bebedouros, como usar e respeitar a vez do outro na Escola e seus Cuidados com amor.
4. 1º ano Manhã e tarde
Uso certinho dos Banheiros com amor e Conservação e Limpeza do Nosso
Corpo e Nossa Mente.
Sugestões de
Apresentações:
Teatro com uso dos Fantoches e a Casinha dos Fantoches.
Uso da Bandinha Rítmica
Dança com escritas alusivas ao projeto
Uso da Bandinha Rítmica
Dança com escritas alusivas ao projeto
Músicas
Poesias
Contos
Poesias
Contos
Contador de Histórias
Repente
Jogral
Repente
Jogral
Faixas
Recadinhos
Metodologia - 2ª parte – CUIDANDO
DAS PESSOAS
EU COM MEUS AMIGOS DE SALA
Atividades
·
Rodas de conversa onde poderão
ser debatidas as perguntas:
Qual
a importância de um amigo?
O
que é o medo?
Que
coisas nos fazem felizes?
O
que nos deixa com raiva?
·
Roda de conversa sobre carinho,
expressão de sentimentos, cuidado e respeito com os amigos;
Confecção
de mãozinhas para simbolizar seu uso para fazer carinho e não bater nos
colegas.
·
Teatro (Professoras como
personagens);
Será
realizada uma dramatização do dia a dia na sala de aula mostrando conflitos
ocorridos entre as crianças e a solução dos problemas através do respeito e
amizade.
·
Vídeos que mostrem a importância
da amizade;
·
Contação de histórias que tratam
dos temas amizade, solidariedade, respeito, generosidade, afeto.
·
Mural presentes para meus amigos;
As
crianças irão procurar em revistas figuras de presentes que querem oferecer aos
amigos da sala.
·
Mural com recortes de revistas
com o tema: “Ser amigo é...”
Após
conversa as crianças irão procurar em revistas figuras que mostrem pra cada um
o que é ser amigo em seguida será confeccionado um mural.
·
Confeccionar juntamente com as crianças “carinhas” FELIZ, TRISTE E RAIVA;
Todos os dias durante a
acolhida as crianças irão mostrar como estão se sentindo através
da carinha e vão relatar o motivo de tal sentimento.
·
Dinâmicas de grupo;
1)
Dinâmica POR FAVOR: Faz uma roda, escolhe uma criança para
ficar do lado de fora da roda, ela tem que tentar entrar na roda. Antes da
brincadeira começar você pede para que a criança saia da sala e conversa com a
turma para que ninguém deixe a outra criança entrar, só se ela falar a palavra
mágica "Por favor". Chama a criança e começa a brincadeira, a criança
escolhida normalmente vai empurrar, tentar passar por baixo da perna, mas não
vai conseguir.
2) Jogo das
expressões:
Levar a criança a reconhecer os sentimentos e dar nome a eles.
É bem prático: ao recordar fatos, ela toma consciência das causas e consequências do que sente.
Esse é um jogo da memória. Faça com a turma cartas (que formam pares) com desenhos de expressões faciais — triste, alegre, bravo.
A cada par formado, a criança lembra de um momento em que se sentiu como no desenho. Depois de unir todos os pares, cada aluno procura a expressão que melhor representa como ele se sente no momento.
Levar a criança a reconhecer os sentimentos e dar nome a eles.
É bem prático: ao recordar fatos, ela toma consciência das causas e consequências do que sente.
Esse é um jogo da memória. Faça com a turma cartas (que formam pares) com desenhos de expressões faciais — triste, alegre, bravo.
A cada par formado, a criança lembra de um momento em que se sentiu como no desenho. Depois de unir todos os pares, cada aluno procura a expressão que melhor representa como ele se sente no momento.
EU COM AS
PESSOAS DA ESCOLA
·
Roda de conversa sobre as regras
da sala de aula e as regras da escola
O
grupo de professoras organizará uma dramatização falando sobre as regras da
escola com situações do cotidiano para apresentar para toda a escola. Data a
combinar.
Nesse
dia será inaugurado o mural dos combinados da escola.
·
Roda de conversa sobre respeito
ao trabalho dos outros
Cada
professora\escolherá um funcionário da escola para ser entrevistado e junto com
a turma escolherá perguntas para serem feitas.
Convidar
um funcionário da escola para uma entrevista onde as crianças farão perguntas e
a professora registrará as respostas.
Confeccionar
um cartão de agradecimento para o funcionário entrevistado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário