segunda-feira, 14 de abril de 2014

PROJETO MINHA ESCOLA É SHOW

PROJETO: MINHA ESCOLA É SHOW

Justificativa
O projeto Minha escola é show foi criado a partir da orientação da SME com a finalidade de conscientizar alunos, pais, funcionários, professoras e gestores da importância de cuidar dos espaços e das pessoas da nossa escola. Através do nosso trabalho podemos contribuir com a construção de um ambiente saudável e adequado para o desenvolvimento integral das nossas crianças, onde todos cuidam dos espaços da escola mantendo-os limpos e bem cuidados e respeitam as regras de convivência.

Objetivo Geral:
Conscientizar toda comunidade escolar da importância de um ambiente escolar limpo, saudável e onde todos se tratam com respeito.

Objetivos Específicos:
·         Conscientizar toda comunidade escolar da importância da conservação, limpeza e manutenção do bem público.
·         Levar os alunos a valorização da escola;
·         Cuidar da estrutura física, dos materiais, carteiras, bebedouros, banheiros pátios, aparelhos eletrônicos e outros da Unidade Escolar;
·         Cuidar do ambiente escolar com amor;
·         Respeitar todas as pessoas que estudam e trabalham na escola: alunos, professoras, funcionários e gestores;
·         Tratar todos com educação usando as palavrinhas mágicas: por favor, com licença, desculpe, obrigado etc.
·         Sensibilizar os alunos sobre a importância de ter atitudes de boas maneiras;
·          Estimular uma mudança de postura e hábitos diante do meio ambiente escolar, evitando o desperdício de papel, lixo jogado no chão, torneiras abertas nos bebedouros, lâmpadas e ventiladores ligados sem necessidade, etc. Conscientizar e estimular a reutilização do lixo como garrafas pet, papelão, etc. na confecção de jogos educativos para o Ensino Fundamental I.
·         Resolver conflitos sem brigar;
·         Melhorar a disciplina em sala criando regras de boa convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que geram a indisciplina.

Duração: 03 meses
Público Alvo: Toda a escola
Incisos contemplados: I, II, V, VI, VIII, X

Metodologia - 1ª PARTE – CUIDANDO DA ESCOLA
- Cada professor responsável por uma sala deverá desenvolver e trabalhar o projeto de forma harmônica e conduzir para que seja fixada a importância da limpeza conservação e manutenção do bem público.
- Cada turma será responsável por conscientizar o restante da escola sobre a sua tarefa no projeto e por elaborar cartazes, panfletos, música, teatro etc para apresentar a cada quinzena.

Divisão das tarefas
1. Infantil IV A e B – Manhã
Uso correto das lixeiras
Limpezas das Salas de aula sua importância com amor e Conservação e Limpeza do Planeta Terra.
2. Infantil V A – Manhã e tarde
Manutenção da limpeza das Carteiras com amor.
3. Infantil V B – Manhã/tarde e V D - tarde
Importância dos “Bebedouros, como usar e respeitar a vez do outro na  Escola e seus Cuidados com amor.
4. 1º ano Manhã e tarde
Uso certinho dos Banheiros com amor e Conservação e Limpeza do Nosso Corpo e Nossa Mente.

Sugestões de Apresentações:
Teatro com uso dos Fantoches e a Casinha dos Fantoches.
Uso da Bandinha Rítmica      
Dança com escritas alusivas ao projeto
Músicas
Poesias
Contos
Contador de Histórias
 Repente
Jogral
Faixas
Recadinhos     
      
Metodologia - 2ª parte – CUIDANDO DAS PESSOAS
EU COM MEUS AMIGOS DE SALA
Atividades

·         Rodas de conversa onde poderão ser debatidas as perguntas:
Qual a importância de um amigo?
O que é o medo?
Que coisas nos fazem felizes?
O que nos deixa com raiva?

·         Roda de conversa sobre carinho, expressão de sentimentos, cuidado e respeito com os amigos;
Confecção de mãozinhas para simbolizar seu uso para fazer carinho e não bater nos colegas.
                                                            
·         Teatro (Professoras como personagens);
Será realizada uma dramatização do dia a dia na sala de aula mostrando conflitos ocorridos entre as crianças e a solução dos problemas através do respeito e amizade.

·         Vídeos que mostrem a importância da amizade;

·         Contação de histórias que tratam dos temas amizade, solidariedade, respeito, generosidade, afeto.

·         Mural  presentes para meus amigos;
As crianças irão procurar em revistas figuras de presentes que querem oferecer aos amigos da sala.

·         Mural com recortes de revistas com o tema: “Ser amigo é...”
Após conversa as crianças irão procurar em revistas figuras que mostrem pra cada um o que é ser amigo em seguida será confeccionado um mural.
       
·         Confeccionar juntamente com as crianças “carinhas” FELIZ, TRISTE E RAIVA;
Todos os dias durante a acolhida as crianças irão mostrar como estão se sentindo através da carinha e vão relatar o motivo de tal sentimento.

·         Dinâmicas de grupo;

1)      Dinâmica POR FAVOR: Faz uma roda, escolhe uma criança para ficar do lado de fora da roda, ela tem que tentar entrar na roda. Antes da brincadeira começar você pede para que a criança saia da sala e conversa com a turma para que ninguém deixe a outra criança entrar, só se ela falar a palavra mágica "Por favor". Chama a criança e começa a brincadeira, a criança escolhida normalmente vai empurrar, tentar passar por baixo da perna, mas não vai conseguir.

2)      Jogo das expressões:
Levar a criança a reconhecer os sentimentos e dar nome a eles.

É bem prático: ao recordar fatos, ela toma consciência das causas e consequências do que sente.
Esse é um jogo da memória. Faça com a turma cartas (que formam pares) com desenhos de expressões faciais — triste, alegre, bravo.
A cada par formado, a criança lembra de um momento em que se sentiu como no desenho. Depois de unir todos os pares, cada aluno procura a expressão que melhor representa como ele se sente no momento.

EU COM AS PESSOAS DA ESCOLA

·         Roda de conversa sobre as regras da sala de aula e as regras da escola
O grupo de professoras organizará uma dramatização falando sobre as regras da escola com situações do cotidiano para apresentar para toda a escola. Data a combinar.

Nesse dia será inaugurado o mural dos combinados da escola.


·         Roda de conversa sobre respeito ao trabalho dos outros

Cada professora\escolherá um funcionário da escola para ser entrevistado e junto com a turma escolherá perguntas para serem feitas.

Convidar um funcionário da escola para uma entrevista onde as crianças farão perguntas e a professora registrará as respostas.

Confeccionar um cartão de agradecimento para o funcionário entrevistado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário