quinta-feira, 13 de maio de 2010

BRINQUEDOTECA



PROJETO BRINQUEDOTECA: Lugar de brincar, aprender e criar
1. JUSTIFICATIVA:
A presença da Brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, uma vez que vem proporcionar às crianças a aprendizagem e aquisição de conhecimentos, além do desenvolvimento de habilidades e competências de forma natural e agradável. Outra competência fundamental para a evolução integral da criança é o reconhecimento da vida cotidiana em sociedade e nas relações familiares e o respeito ao espaço do outro.
Assim, a brinquedoteca é um espaço onde o jogo simbólico e de faz-de-conta proporciona uma aprendizagem significativa, onde a criança representa livremente sua realidade e seus desejos.

2. OBJETIVOS :
• Proporcionar oportunidade para que as crianças possam brincar sem cobrança de desempenho;
• Estimular o desenvolvimento da capacidade de concentração e atenção;
• Estimular o prazer pelo faz-de-conta e pelo jogo simbólico;
• Desenvolver as relações pessoais ;
• Estimular a criatividade;
• Valorizar o brinquedo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social;
• Incentivar o respeito ao outro e o cuidado com os espaços da escola.
• Brincar e criar;

3. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA
Na Brinquedoteca serão desenvolvidas atividades lúdicas através de jogos simbólicos (imitação do cotidiano de uma família: os papéis de cada membro da família), brincadeiras populares (esconde-esconde etc.), uso de brinquedos diversos (carros, bonecas, jogo de montar etc.), leitura de livros infantis e construção de jogos e brinquedos utilizando sucata. As crianças constroem seus brinquedos a partir de um tema proposto pela professora e com o material descartável (sucata), elas produzem carros, ônibus, helicóptero, assim além de estimular a criatividade das crianças, as conscientizamos sobre a reutilização de certos materiais para a reciclagem. O faz-de-conta será estimulado através do uso das roupas e fantasias e do reconto de histórias através do teatro de fantoches.

4. CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
• Valores: respeito, solidariedade, cooperação, amizade etc;
• Ludicidade;
• Motricidade;
• Linguagem oral e escrita;
• Criatividade e imaginação.

5. CONTEÚDOS:
• Valorização das relações familiares;
• Os membros de uma família e seus papéis;
• Os cômodos de uma casa;
• Os diferentes tipos de moradias;
• Conto e reconto de histórias;
• Amizade e cooperação;
• etc

6. AVALIAÇÃO:
Deverá ser formativa, contínua e processual, através de observação .


“Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. É uma arte,
um dom natural que, quando bem cultivado, irá contribuir, no futuro, para a eficiência e o
equilíbrio do adulto. A Brinquedoteca favorece a ludicidade, tão importante para a saúde mental
do ser humano, resgatando um espaço para a expressão mais genuína do ser, é o espaço do
exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário