PROJETO: FAZENDO ARTE NA ESCOLA: SOU CRIANÇA, SOU ARTISTA
LINGUAGENS ARTÍSTICAS: MÚSICA, TEATRO E DANÇA
Faixa etária: 1 a 5 anos
Duração: 1º semestre
Justificativa
O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
Nossas crianças se encontram na fase do pensamento concreto e faz uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Este projeto abordará as diferentes linguagens artísticas e fornecerá oportunidades para explorar a música, a dança e o teatro.
Objetivos gerais:
• Comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio das linguagens da música, teatro e dança;
• Produzir trabalhos de arte utilizando a música, o teatro e a dança;
• Ampliar o conhecimento de mundo, entrando em contato com as diversas formas de expressão artística.
Objetivos específicos:
• Valorizar suas próprias produções e de outras crianças;
• Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;
• Contextualizar algumas obras, conhecendo sobre a vida dos autores,e compositores;
• Observar, apreciar e fazer a releitura das produções artísticas da humanidade, conhecendo obras de representantes da arte brasileira regional e nacional;
• Desenvolver o gosto, a atenção e a sensibilidade em relação á música;
• Interagir e ampliar conhecimento sonoro, expressando oralmente e corporalmente a música através da dança;
• Explorar sons do próprio corpo, do corpo dos outros e de outros elementos;
• Confeccionar e manusear instrumentos musicais;
• Dançar ao som de ritmos variados;
• Dramatizar histórias espontaneamente e sob a orientação da professora.
Atividades previstas:
• Observação e apreciação de obras (músicas e histórias) de artistas nacionais e internacionais;
• Confeccionar instrumentos musicais de sucata;
• Dramatização de história usando fantoches e outros recursos;
• Criação de músicas a partir de outras músicas conhecidas;
• Brincar de roda e cirandas;
• Criação de canções;
• Estudo de elementos musicais (silêncio, ritmo, harmonia, intensidade etc);
• Uso de histórias musicadas: Pedro e o lobo, Os saltimbancos etc, que ouvirão, dramatizarão a estória, desenharão as situações e/ou personagens, cantarão as melodias etc.
Conteúdos
• Obras musicais e de teatro de artistas brasileiros e internacionais;
• Diferentes ritmos musicais;
• Uso do corpo através de movimentos coordenados e livres;
• Coordenação motora fina e ampla;
• Expressão oral e escrita.
Produto final
• Apresentação da bandinha e danças;
• Apresentação das pecinhas montadas pela turma.
Avaliação
Será feita através da observação sistemática e direta da criança, agindo como mediadora de suas conquistas considerando a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança e através de registro para elaboração do relatório individual de cada aluno.
crianças tem que ter um divertimento onde eles se prendem e nao se apeguem as podridezas desse mundo como por ex:um esporte , ,carate ,capoeira etc....
ResponderExcluirQuanta ignorancia
ExcluirMuito legal esse aprendizado de dança na escola.
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluir