CEI CENTRO DE ESTIMULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL – CEDI
PROJETO SEMESTRAL
FAZENDO ARTE NA ESCOLA: SOU CRIANÇA, SOU ARTISTA
Faixa etária: 1 a 5 anos
Duração: 06 meses (setembro/2010 a fevereiro/2010)
Justificativa
O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.
OBJETIVOS GERAIS
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do MEC e a Proposta Pedagógica de Educação Infantil de Fortaleza, o trabalho com Artes Visuais tem como objetivos:
ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais: colagem pintura, desenho e escultura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;
Observar, apreciar e fazer a releitura das produções artísticas de artistas cearenses;
Contextualizar algumas obras, conhecendo sobre a vida dos artistas, sua época e local onde viveram.
CONTEÚDOS
Espaço, superfície, volume, linha, textura, forma, cor, luminosidade e ponto;
Coordenação motora ampla e fina;
Expressão oral e escrita;
Vida e obra de artistas cearenses.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Para facilitar o trabalho nesta área, organizamos os conteúdos em blocos e sub-temas, afim de facilitar a organização da professora:
BLOCO 1: Produção – O fazer artístico: sub-tema: Colagem
sub-tema: Pintura
sub-tema: Escultura
sub-tema: Desenho
BLOCO 2: Apreciação, reflexão e releitura
BLOCO 1 – PRODUÇÃO (Setembro/Outubro/Novembro)
Neste bloco estão os conteúdos que se relacionam com o fazer artístico, organizados de acordo com as diferentes modalidades e procedimentos no uso de materiais como lápis, pinceis, tintas, papeis, cola etc. Ao planejar as atividades, é preciso considerar as habilidades motoras de cada faixa etária e trabalhar com as crianças os cuidados necessários com os outros e consigo mesmas no uso desses materiais.
Colagem: Para fazer colagem, é preciso trabalhar em duas fases: a coleta, na qual se escolhe o material a ser colado; e a composição, na qual se escolhe o,lugar apropriado para colar os papeis ou objetos, procurando compor as formas entre si.
Pintura: Os trabalhos iniciais de pintura devem desenvolver a sensibilização da criança com a tinta e para isso podemos dispensar os pinceis e outros instrumentos e usar as partes do corpo como as mãos ou os pés.
DICAS:
1. As crianças podem se envolvidas no preparo das tintas. Podem misturar cores ou experimentar consistências.
2. Não se deve nunca fazer por uma criança o que ela pode fazer por si só;
3. As pinturas realizadas em grupo favorecem a socialização e é uma boa opção para o trabalho com crianças menores.
Escultura: A construção se caracteriza pela utilização de estruturas tridimensionais e trabalha com a montagem, desmontagem, equilíbrio e desenvolvimento da coordenação visual e motora. Os elementos visuais importantes para um trabalho de construção são: formato, tamanho, cor e textura.
Desenho: É no desenho que a criança tem contato com a sua primeira escrita.
EM ANEXO SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA MODALIDADE.
BLOCO 2 – APRECIAÇÃO, RELEITURA E REFLEXÃO ( Dezembro e Janeiro)
Este bloco tem como objetivo a ampliação da capacidade de percepção e sensibilização de imagens. O foco desse projeto é conhecer a vida e a obra de artistas plásticas cearenses que contribuíram e contribuem para a construção da história da arte no Ceará. Dentre eles estão: Raimundo Cela, Aldemir Martins, Antônio Bandeira, Sérvulo Esmeraldo, Estrigas, Heloisa Juaçaba, Zé Tarcísio, Leonilson, Luiz Hermano e Chico da Silva.
A professora deve planejar momentos de produção de releituras das obras do artista estudado, ou seja, a criança produz a obra do artista sob a sua ótica; e momentos em que haja a apreciação das produções das próprias crianças. Deve deixar que elas falem sobre suas criações e escutem os comentários dos colegas.
Para uma apreciação livre a professora pode fazer perguntas do tipo:
Do que você mais gostou?
Como o artista conseguiu estas cores?
Que instrumentos e meios ele usou?
O que você acha que foi mais difícil para o artista fazer?
Que cores foram utilizadas?
É interessante contextualizar as apreciações, dando informações sobre a biografia do autor, falando sobre outras obras de sua autoria e evidenciando características. As informações devem ser simplificadas ou aprofundadas conforme o interesse e as possibilidades do grupo.
EM ANEXO SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE DEVEM SER ADAPTADAS DE ACORDO COM O ARTISTA E AS SUAS OBRAS
PRODUTO FINAL E CULMINÂNCIA
Será organizada uma exposição com os trabalho produzidos durante o projeto em cada sala de aula com visitação aberta aos pais e alunos de outras turmas, no final de Janeiro (data a combinar posteriormente).
AVALIAÇÃO
Será feita através de observação sistemática e direta da criança, agindo como mediadora de suas conquistas considerando a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança e através de registro para elaboração do relatório individual de cada criança.
como vejo os anexos?????
ResponderExcluirComo vejo os anexos??
ResponderExcluirComo vejo os anexos??
ResponderExcluirComo vejo os anexos??
ResponderExcluirMuito bom, adorei!
ResponderExcluirMuito bom, adorei!
ResponderExcluirBoa noite pderia enviar o anexo do projeto.
ResponderExcluirBom dia. Poderia me enviar o anexo do projeto.
ResponderExcluirbom dia com.poderia me enviar o anexo do projeto pro favor.
ResponderExcluirPoderia, por favor, me enviar o anexo? Aguardo e obrigada!
ResponderExcluirBom dia!Poderia me enviar o anexo? Obrigada
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluircomo faço para ver os anexos?
Olá! Como faço para ver os anexos? Desde já agradeço
ResponderExcluirBoa tarde , como faço pra ver os anexos?
ResponderExcluirBom dia,gostaria de visualizar os anexos do projeto
ResponderExcluirGrata