terça-feira, 3 de maio de 2011

ETAPAS DO DESENHO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO VER E DO OBSERVAR

  • VER: Conhecer, perceber pela visão os seres, as coisas e as formas do mundo ao redor.
  • OBSERVAR: é olhar, pesquisar, detalhar, estar atento as diferentes particularidades do que é visto.
  • FUNÇÃO DA ARTE: Ensinar a observar.

COM QUAL IDADE A CRIANÇA COMEÇA A DESENHAR?

A capacidade de desenhar iniciar-se quando a criança atinge um grau de maturação neuromotora.

Recém-nascido: preensão reflexa;
03 meses: preensão voluntária;
06 meses (mais ou menos): soltar voluntário;
08 meses: interessa-se pelo som do giz;
10 meses: já há maior interesse pelo giz;
12 meses: possíveis riscos em alguma superfície;
1 ano e meio (mais ou menos): há intenção.

ETAPAS DO DESENHO INFANTIL E SUAS CARACTERÍSTICAS
1) GARATUJA - dividida em 03 etapas:
      * Garatuja desordenada (01 a 02 anos)

- Riscos sem controle motor;
- Mexe o corpo todo;
- Segura o lápis com a palma da mão ou com as duas mãos;
 - Movimentos de vai e vém.

2) Garatuja ordenada (Por volta dos 02 anos):
         - Olha o que faz;
         - Controla o tamanho, forma e localização;
         - Fecha as figuras;
         - Faz círculos, mas não quadrados. 


3) Garatuja nomeada (entre 02 e 03 anos):
              - Há representação;
              - Melhor distribuição;
              - Anuncia e descreve  o desenho;
              - Relação com o que vê e vive;
              - Começo da forma humana.    

  •     
  •    PRÉ-ESQUEMÁTICA
Entre 03 e 04 anos:
    Evolução dos  movimentos circulares;
    • Representação definida;
    • Respeita os limites do papel;
    • Desenha o que sabe;
    • Ser humano reconhecível.

Entre 04 e 05 anos:
        





















          – Época dos clássicos;
          – Uso variado de cores;
          – Certa lógica;
          – Elementos  antropofágicos (traços da figura humana).

Entre 05 e 06 anos:
  
   – Começo, meio e fim;
   – Figuras humanas vestidas;
   – Atenção às cores;
   – Desenha o que não se  pode ver.




ESQUEMÁTICA
Entre 07 e 08 anos:

 – Surge o realismo;
 – Noção de perspectiva e proporcionalidade;
– Alta exigência;
– Fase do abandono;
– Letramento desenvolvido.

Acima de 10 anos:
– Esquema mental desenvolvido;
– Desenho detalhado;
– Desinteresse pelas cores.


Obs.: Todos os desenhos deste texto são de uma mesma criança e são usados com a autorização de sua família.








3 comentários:

  1. Muito bom, Karla. Mas quais foram as suas fontes? A "Equilibração das Estruturas Cognitivas" do Piaget? É um dos poucos livros deste autor que ainda não li. Ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde José. A minha fonte de pesquisa é a autora e pesquisa Florence Meredieu. São vários os títulos pesquisados, mas gosto muito do livro Desenho Infantil.

      Excluir
  2. Muito bom. Ajudou bastante nas dúvidas que tinha sobre as fases da garatuja. Gratidão 😍

    ResponderExcluir