terça-feira, 3 de maio de 2011

ETAPAS DO DESENHO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO VER E DO OBSERVAR

  • VER: Conhecer, perceber pela visão os seres, as coisas e as formas do mundo ao redor.
  • OBSERVAR: é olhar, pesquisar, detalhar, estar atento as diferentes particularidades do que é visto.
  • FUNÇÃO DA ARTE: Ensinar a observar.

COM QUAL IDADE A CRIANÇA COMEÇA A DESENHAR?

A capacidade de desenhar iniciar-se quando a criança atinge um grau de maturação neuromotora.

Recém-nascido: preensão reflexa;
03 meses: preensão voluntária;
06 meses (mais ou menos): soltar voluntário;
08 meses: interessa-se pelo som do giz;
10 meses: já há maior interesse pelo giz;
12 meses: possíveis riscos em alguma superfície;
1 ano e meio (mais ou menos): há intenção.

ETAPAS DO DESENHO INFANTIL E SUAS CARACTERÍSTICAS
1) GARATUJA - dividida em 03 etapas:
      * Garatuja desordenada (01 a 02 anos)

- Riscos sem controle motor;
- Mexe o corpo todo;
- Segura o lápis com a palma da mão ou com as duas mãos;
 - Movimentos de vai e vém.

2) Garatuja ordenada (Por volta dos 02 anos):
         - Olha o que faz;
         - Controla o tamanho, forma e localização;
         - Fecha as figuras;
         - Faz círculos, mas não quadrados. 


3) Garatuja nomeada (entre 02 e 03 anos):
              - Há representação;
              - Melhor distribuição;
              - Anuncia e descreve  o desenho;
              - Relação com o que vê e vive;
              - Começo da forma humana.    

  •     
  •    PRÉ-ESQUEMÁTICA
Entre 03 e 04 anos:
    Evolução dos  movimentos circulares;
    • Representação definida;
    • Respeita os limites do papel;
    • Desenha o que sabe;
    • Ser humano reconhecível.

Entre 04 e 05 anos:
        





















          – Época dos clássicos;
          – Uso variado de cores;
          – Certa lógica;
          – Elementos  antropofágicos (traços da figura humana).

Entre 05 e 06 anos:
  
   – Começo, meio e fim;
   – Figuras humanas vestidas;
   – Atenção às cores;
   – Desenha o que não se  pode ver.




ESQUEMÁTICA
Entre 07 e 08 anos:

 – Surge o realismo;
 – Noção de perspectiva e proporcionalidade;
– Alta exigência;
– Fase do abandono;
– Letramento desenvolvido.

Acima de 10 anos:
– Esquema mental desenvolvido;
– Desenho detalhado;
– Desinteresse pelas cores.


Obs.: Todos os desenhos deste texto são de uma mesma criança e são usados com a autorização de sua família.








2 comentários:

  1. Muito bom, Karla. Mas quais foram as suas fontes? A "Equilibração das Estruturas Cognitivas" do Piaget? É um dos poucos livros deste autor que ainda não li. Ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde José. A minha fonte de pesquisa é a autora e pesquisa Florence Meredieu. São vários os títulos pesquisados, mas gosto muito do livro Desenho Infantil.

      Excluir