sexta-feira, 23 de julho de 2010

EXPOSIÇÕES EM FORTALEZA

“De Picasso a Gary Hill: Exposição apresenta síntese da arte do século XX "


Pela primeira vez o Ceará verá obras originais de artistas consagrados mundialmente. Nesta quarta-feira (19), o secretário da Cultura, Auto Filho, junto aos curadores da exposição, José Guedes e Roberto Galvão apresentaram à imprensa a exposição “De Picasso a Gary Hill”. A mostra ficará exposta do dia 30 de junho a 15 de agosto, no Museu de Arte Contemporânea Dragão do Mar (MAC).

De acordo com Auto Filho a exposição trará um mapa da arte do século XX. “Será a primeira vez que a arte cearense vai mostrar uma retrospectiva como essa, indo do cubismo até a fronteira da arte contemporânea”, disse. A mostra, que após o período em Fortaleza irá para Sobral, trará artistas como Pablo Picasso, Paul Klee, Tapies e nomes mais atuais como Boltanski e Gary Hill, além de artistas cearenses como Antonio Bandeira, Aldemir Martins e Letícia Parente.

Roberto Galvão, um dos curadores, explicou que a exposição tem como objetivo marcar o Ceará como uma nova referência para a cultura. “A mostra será dividida em sete blocos básicos, sendo eles o Figurativismo Expressivo, Caminhos Fantásticos, Lirismo Lúdico, Ideias construtivistas, O valor da matéria, Conceitos e Formas e Laços com a tecnologia”, disse.

O Museu de Arte Contemporânea, abrigou nos últimos três anos, 35 exposições, sendo 21 de nomes cearenses. Nessa mostra, a Secretaria da Cultura e o Governo do Estado aguardam um grande número de visitantes ao MAC. “Esperamos um profundo interesse da população, principalmente dos estudantes que sempre ouviram falar desses grandes ícones da arte internacional e nunca tiveram acesso. Pretendemos também, tanto em Fortaleza quanto em Sobral, organizar visitações guiadas das escolas da rede pública, universidades e sindicatos”, resumiu Auto Filho.




OUTRA GRANDE EXPOSIÇÃO É DE VIK MUNIZ NA UNIFOR
O artista plástico brasileiro revela a sua singularidade em 141 obras que traçam uma retrospectiva do seu trabalho


A Universidade de Fortaleza oferece ao público cearense a Exposição do artista plástico e fotógrafo Vik Muniz, que estará em cartaz no Espaço Cultural Unifor a partir do dia 16 de abril, que contará com 141 obras do artista. Há 25 anos radicado em Nova Iorque, o paulistano ganhou projeção no cenário artístico internacional com fotografias de trabalhos realizados a partir de técnicas variadas e materiais quase sempre inusitados.

Marca Registrada

Vik Muniz imprime sua marca ao lidar com a memória, a ilusão e, sobretudo, o humor, apoiado no uso de materiais pouco convencionais. “Sempre levei o humor muito a sério.” Ele não apenas registra a sua versão do mundo, como o recria. Antes de seu olhar como fotógrafo captar o que se tornará o produto final de sua obra, cria um verdadeiro teatro, com cenas, retratos, objetos e imagens, alguns em escala gigantesca, usando elementos tão diversos como papel picado, sucata, molhos e algodão, em processos de construção que podem levar semanas ou até meses.

Dessa forma surgiram algumas das obras como a Mona Lisa de geléia e pasta de amendoim; o soldado composto por inúmeros soldadinhos de brinquedo; a Medusa de macarrão e molho marinara; o Saturno devorando um de seus filhos, de Goya, refeito com sucata; e retratos das atrizes Elizabeth Taylor e Monica Vitti compostos por centenas de pequenos diamantes, todos presentes na mostra.

A Unifor sempre incentivou as manifestações artísticas locais e nacionais como forma de sedimentar os valores culturais de seus alunos, oferecendo um complemento à sua formação profissional, além de estender essa oportunidade a toda a população cearense.


Exemplo disso é o Projeto Arte-Educação, que propicia às crianças e jovens da rede pública e privada de ensino o estímulo ao conhecimento, à cultura e à arte, através da realização de visitas guiadas ao Espaço Cultural Unifor.

O projeto incentiva a inserção da arte no cotidiano dessas crianças e jovens, além de contribuir para a prática do ensino da arte como elemento essencial à formação do cidadão.

Serviço

Exposição Vik Muniz
Abertura: 15 de abril
Visitação: 16 de abril a 8 de agosto
Local: Espaço Cultural Unifor
A visitação ao Espaço Cultural Unifor é gratuita. De terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.
O público também pode agendar exposições guiadas pelo (85) 3477 3239, através do Projeto Arte-Educação.

Um comentário:

  1. Olá Karla
    Monte Carlo Circus já está em Fortaleza.
    Estréia dia 1.O msm encontra-se no estecionamento do iguatemi.
    Abç.

    ResponderExcluir