domingo, 11 de abril de 2010

IDEIAS PARA TRABALHAR ARTE COM CRIANÇAS PEQUENAS - PARTE II




Esse é o projeto de artes que foi aplicado no CEI CENTRO DE ESTIMULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL - CEDI que atende crianças de 1 a 5 anos:

PROJETO: FAZENDO ARTE NA ESCOLA: SOU CRIANÇA, SOU ARTISTA
Faixa etária: 1 a 5 anos
Duração: 03 meses

Justificativa
O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
Nossas crianças se encontram na fase do pensamento concreto e faz argo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Este projeto abordará as diferentes linguagens artísticas e fornecerá oportunidades para explorar as artes visuais, a música, a dança e o teatro.

Objetivos gerais:
• Comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as linguagens das artes visuais, música, teatro e dança;
• Produzir trabalhos de arte utilizando todas as linguagens da arte;
• Ampliar o conhecimento de mundo, entrando em contato com as diversas formas de expressão artística.

Objetivos específicos:
• Valorizar suas próprias produções e de outras crianças;
• Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;
• Contextualizar algumas obras, conhecendo sobre a vida dos pintores, sua época e local onde viveram;
• Observar, apreciar e fazer a releitura das produções artísticas da humanidade, conhecendo obras de representantes da arte brasileira e internacional;
• Desenvolver o gosto, a atenção e a sensibilidade em relação á música;
• Interagir e ampliar conhecimento sonoro, expressando oralmente e corporalmente a música através da dança;
• Explorar sons do próprio corpo, do corpo dos outros e de outros elementos;
• Confeccionar e manusear instrumentos musicais
• Dançar ao som de ritmos variados;
• Dramatizar histórias espontaneamente e sob a orientação da professora.

Atividades previstas:
• Observação e apreciação de obras de arte de artistas nacionais e internacionais;
• Experimentação de diferentes técnicas de desenho e pintura;
• Esculpir em argila;
• Confeccionar instrumentos musicais de sucata;
• Visita ao museu do Centro Cultural Dragão do Mar;
• Dramatização de história;

Conteúdos
• Obras de arte de autores nacionais e internacionais;
• Diferentes ritmos musicais;
• Uso do corpo através de movimentos coordenados e livres;
• Coordenação motora fina e ampla;
• Expressão oral e escrita.

Produto final
• Exposição dos trabalhos de artes visuais;
• Apresentação da bandinha e danças;
• Apresentação das pecinhas montadas pela turma.

Avaliação
Será feita através da observação sistemática e direta da criança, agindo como mediadora de suas conquistas considerando a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança e através de registro para elaboração do relatório individual de cada aluno.

IDEIAS PARA TRABALHAR ARTE COM CRIANÇAS PEQUENAS

Como a criança pequena aprende arte? Algumas sugestões de aulas da revista Nova escola para uma aula de música e ritmo:
Ritmo de aprendizado
Faixa etária
0 a 3 anos
Conteúdo
Linguagem musical e expressão corporal
Objetivo

Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais.

Tempo estimado
30 minutos, uma ou duas vezes por semana.

Materiais necessários
Instrumentos de percussão, sucatas que produzam som, guizos e CDs.

Organização da sala
Em roda.
Conteúdo relacionado
Desenvolvimento

Atividade 1

Algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam à marcação do pulso básico ou do tempo forte da música.
Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte)
Pé, pé, pé (bater o pé no chão)
Roda, roda, roda (rodar no lugar)
Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão)

Outras propõem uma experiência rítmica.
Rá, rá, rá, a minha machadinha,
Rá, rá, a minha machadinha,
Quem te pôs a mão sabendo que és minha?
Quem te pôs a mão sabendo que és minha? (rodar de mãos dadas)
Se tu és minha eu também sou tua,
Se tu és minha eu também sou tua,
Pula machadinha para o meio da rua
Pula machadinha para o meio da rua
(pular para o meio da roda)
No meio da rua não hei de ficar
No meio da rua não hei de ficar
Pula machadinha para o teu lugar
Pula machadinha para o teu lugar
(pular de costas para seu lugar original na roda)

Atividade 2

O ritmo está presente também no falar, nos poemas e nas parlendas.
Chuva, chuva, chuvisquinho
Sua calça tem furinho
Chuva, chuva, chuvarada
Sua calça está furada

Atividade 3

A roda começa girando devagar e acelera até chegar ao dez
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois, bota três, bota
quatro ... bota nove, bota dez! (todos se agacham)

Atividade 4

Estimule o acompanhamento de canções com palmas, brinquedos ou instrumentos musicais feitos com sucata ou objetos do cotidiano. Eles foram chamados pela pesquisadora argentina Judith Akoschky de ¿cotidiáfonos¿, pois são construídos com base no que se tem disponível. São dessa categoria peças como maçanetas ou torneiras (percutidas com ferrinhos, emitem um som metálico e bonito), guizos (amarrados com fita nos pulsos ou tornozelos, tocam quando movimentados) e radiografias (quando agitadas, produzem um barulho engraçado).

Avaliação
Não espere uma coordenação rítmica exata nas atividades. Esse ainda não é o objetivo nessa faixa etária. O mais importante é proporcionar a experiência de fazer música e compartilhá-la com os amigos em momentos de alegria e sensibilidade.